Marcadores:
Notícias
Não é censura ou nada parecido. O Federal Bureau of Investigation (FBI) deve desligar, no próximo dia 8 de março, milhares de servidores DNS (Domain Name System, onde ficam armazenados os nomes de domínios na internet) serão desligados para conter a disseminação de uma praga virtual. Em decorrência da ação, boa parte dos sites da web pode ficar indisponível e milhões de usuários ficarão offline.
De acordo com os sites Digital Trends e o BetaBeat, o órgão instalou os servidores DNS no ano passado para conter a disseminação do Trojan DNSChanger, e há uma ordem judicial para a substituição desses servidores que deve expirar em 8 de março. Se a ordem não for prorrogada - conforme solicitação feita junto à Corte em 17 de fevereiro -, então a ação será executada na mesma data, fazendo com que os usuários e sites infectados fiquem temporariamente sem acesso à internet.
O malware é capaz de alterar as configurações de nomes de domínio (os mesmos que digitamos na barra de URL dos navegadores) e redireciona os usuários para páginas infectadas com outros vírus. No final de 2011, o FBI prendeu seis crackers na Estônia acusados de criar e espalhar o Trojan. Conforme informações do próprio órgão, a praga já atua em cerca de 100 países, e aproximadamente 500 milcomputadores nos EUA já estariam infectados. A troca de servidores tem como objetivo dar tempo às empresas e usuários para lipar as máquinas.
O jornalista e blogueiro norte-americano Brian Krebs, especializado em segurança virtual, relata que 27 das entidades governamentais mais relevantes do planeta, bem como a metade das companhias presentes no ranking da Fortune 500, estão contaminados com o Trojan DNSChanger.
FBI deve suspender acesso a parte da web no dia 8 de março
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário