Lista de leitura, novos recursos de privacidade e segurança, além de mais velocidade. Esses são os atrativos do novo Safari.
O Safari — navegador padrão de fábrica dos Macs e também disponível para Windows — é uma das principais referências quando se fala de internet e seus padrões. Compatível com as principais tecnologias utilizadas na web, como HTML 5, Flash e Silverlight, o navegador de Steve Jobs é um velho conhecido dos macmaníacos.
Um dos primeiros a oferecer modos de navegação discreta, em que as passagens por sites que armazenam informações do internauta não é registrada, o Safari também apresenta uma série de facilidades em relação à maneira como se usa a rede mundial.
Nova arquitetura de processo
O Safari divide seu funcionamento em dois processos. Enquanto um cuida dos dados relativos à navegação (“tudo o que entra e sai da web”, nas palavras da Apple), outro gerencia as interações com a interface do navegador. Na prática, isso quer dizer que um site mais lento não vai interferir no browser.
Lista de leitura
Um recurso para quem encontra muitas páginas na internet, mas nem sempre tem tempo para lê-las na hora. Trata-se de uma lista com as páginas que você pretende ler mais tarde, mostrando o nome de cada uma delas, o site em que ela aparece e uma amostra das primeiras. Ela é exibida através de um ícone com um par de óculos que fica na barra de favoritos.
Resumo
No Windows, o Safari pode restaurar automaticamente as suas janelas, desde que você configure a opção nas preferências do navegador.
Painel Privacidade
O novo painel Pricavidade do Safari mostra que tipo de dados os sites estão armazenando, dando a opção para que você os remova. Também é possível personalizar as configurações dos cookies e decidir se os sites têm permissão para solicitar informações sobre a sua localização.
Preenchimento automático e privativo
Sempre que você acessar uma página com formulário, o Safari o detecta automaticamente, e então você tem a opção de utilizar ou não o preenchimento automático das informações (armazenadas na "Agenda"). O preenchimento automático só é feito com a autorização do usuário.
Busca aprimorada
Há duas opções de busca presentes no navegador. “Contém” para procurar texto que contenha a palavra-chave e “Começa com” para pesquisar texto que comece com os termos desejados. Basta clicar na lupa ao lado do campo de busca para alternar as opções.
Mais rapidez e velocidade
O navegador da Apple apresenta de maneira mais inteligente o histórico de navegação e os endereços acessados recentemente, incluindo também o título da página em questão na visualização do endereço. Com isso, encontrar o site exato que você quer abrir fica mais rápido e fácil.
Quando você for ler algum texto, pode-se eliminar durante a leitura elementos da página que distraiam, mantendo apenas o conteúdo principal em evidência.
Por trás dos panos, entretanto, residem as verdadeiras mudanças. A programação mais leve e novos engines — códigos responsáveis pela interpretação dos diversos elementos de um site — transformam o Safari em um dos mais rápidos navegadores existentes na atualidade.
A lista de suportes também aumentou, graças à inclusão de leitores para uma variedade de atributos do novo HTML 5 do W3C, agência independente responsável pela padronização das linguagens utilizadas na web.
Extensões
Desde a versão 5, o navegador da Apple suporta aplicativos complementares, a exemplo do Mozilla Firefox e do Google Chrome. As extensões estão disponíveis em uma espécie de App Store.
O leitor de RSS integrado é um exemplo, permitindo que as assinaturas de recebimento do seu conteúdo favorito sejam rapidamente conferidas dentro do próprio aplicativo. O navegador oferece inclusive um botão especial, na barra de endereços, que facilita tanto a assinatura quanto a conferência das novidades dos seus sites favoritos.
Estendendo a caça
Um dos grandes méritos do Firefox sobre outros navegadores, inclusive o Safari, sempre foi a facilidade para a criação de extensões e complementos. Apesar de o Mac OS X sempre ter apresentado maneiras de realizar scripts direcionados a certos programas, o Automator nunca foi muito popular quando o assunto é aprimorar a experiência de navegação.
Desde a versão 5, existe o Safari Developer Program, destinado a todos que desejem aprimorar o funcionamento do navegador a partir dos padrões da internet: HTML 5, CSS 3 e JavaScript. O programa para desenvolvedores oferece certificados de segurança e uma galeria de extensões, para facilitar a divulgação de cada complemento e permitir que os usuários encontrem tudo de que precisam em um único lugar.
0 comentários:
Postar um comentário